Résumé: Este é o álbum n.º 80 da série Lucky Luke e coloca frente e frente três figuras: um homem, uma mulher e uma cidade. A primeira é Lucky Luke, incumbido desta vez da mais monumental das escoltas. A segunda é Lady Liberty, com 93 metros de altura e um prestígio nunca igualado. A terceira é a cidade de Paris, que viu a estátua elevar-se.
Para cumprir a sua missão e escoltar a Estátua da Liberdade, o mais célebre de todos os cowboys está disposto a tudo. E ainda bem pois vai ter de atravessar o Atlântico pela primeira vez e descobrir Paris e os seus habitantes.
Como muitas vezes nas melhores aventuras de Lucky Luke, tudo começa por uma história verídica: neste caso a da alucinante epopeia da Estátua da Liberdade. Foi ao deparar-se com fotografias da mão da estátua a segurar a tocha, que a ideia desta história surgiu na cabeça de Jul (argumentista): imagina-se Lucky Luke deixar de lado os Dalton para proteger e escoltar a estátua e o seu criador durante o seu périplo... e assim nasceu este álbum, que conta uma vez mais com o desenho de Achdé.