Info édition : DL nº 498500/22. Edição em português de "Guerre et Paix - Tome 1", 2010.
Résumé: Aos 23 anos entra para o Exército, mas anos mais tarde, desgostoso com a profissão das armas, e com a sua experiência na guerra, pede a demissão do Exército e viaja pela Europa onde vai estudar os novos métodos de ensino, que irá colocar em prática na escola rural por si criada na propriedade da família. Nela dedica-se à educação dos seus empregados chegando a escrever livros de leitura para os ensinar.
De 1864 a 1869, Tolstoi escreve Guerra e Paz, monumental romance histórico e filosófico, descreve as guerras movidas por Napoleão contra as principais monarquias da Europa, dissecando as origens e as consequências dos conflitos e, principalmente, expondo as pessoas e as suas vulnerabilidades com uma aguçada perceção psicológica. O enredo deste romance cobre toda a campanha de Napoleão na Áustria, a invasão da Rússia pelo exército francês e a sua retirada, entre 1805 e 1820. Com mais de mil páginas na versão original, é um dos maiores romances da literatura universal.
Em Guerra e Paz, o autor mostra como as pessoas são movidas por interesses pessoais e financeiros, não dando importância para sentimentos como o amor e a felicidade.