Info édition : DL nº 498489/2022. Edição em português de "Sandokan et le Tigre de Mompracem" (2018). O dossier pedagógico de 9 páginas na segunda parte deste livro é da autoria de Françoise Langrognet com a colaboração de Céline de Quéral.
Résumé: Esta é a história dum príncipe oriental, despojado do seu trono, obrigado a assistir ao extermínio da sua família, acaba por se transformar no tigre da Malásia, um dos mais temidos piratas do oriente. Os comandantes e tripulações dos barcos e navios obrigados a navegar pelos mares de Bornéu tremem só de ouvir o seu nome. Sandokan persegue implacavelmente os navios ingleses, acumula tesouros inimagináveis em Mompracem, a sua ilha. A acompanhá-lo tem o seu fiel companheiro, o português Yanez. Sandokan lança-se em aventuras perigosas, combates sanguinários e saques consideráveis, até o momento em que ouve falar de Marianne, a Pérola de Labuan. Perdidamente apaixonado, o tigre de Mompracem esquece a prudência, o ódio à raça branca, o sentimento de vingança que o movia até então e parte para a conquista da mulher amada, correndo numerosos riscos, enfrentando exércitos de homens, animais selvagens e a fúria dos elementos da natureza.
Emilio Salgari, tal como Júlio Verne ou Alexandre Dumas, para citar os escritores mais conhecidos (que também fazem parte desta colecção), pertence a uma época onde os valores do cavalheirismo, romantismo, honra e respeito eram bem marcantes na sociedade e estavam bem patentes nas suas obras, e também de outros, conceituados escritores do séc. XIX. As suas obras são intemporais, passaram de geração em geração, ganhando leitores que tentam fazer passar a mesma mensagem que lhes foi transmitida, através da leitura destes clássicos.