Info édition : DL nº 525771/3. Contém um dossiê de 7 páginas sobre o autor e a obra em colaboração com Cândido Oliveira Martins.
Résumé: Frei Luís de Sousa é uma peça de teatro escrita pelo dramaturgo português Almeida Garrett, publicada em 1843. Considerada uma das maiores obras do romantismo português, a peça aborda temas como destino, honra, patriotismo e fatalismo, sendo marcada por um tom trágico e intenso.
A história decorre no século XVII e gira em torno de Manuel de Sousa Coutinho e a sua esposa, Madalena de Vilhena. Madalena, acreditando que o seu primeiro marido, D. João de Portugal, morreu na Batalha de Alcácer Quibir, casou-se com Manuel. Juntos, eles têm uma filha, Maria.
O drama começa quando a família descobre que D. João de Portugal, antes dado como morto, na verdade sobreviveu e está vivo. De acordo com as convenções da época, Madalena e Manuel não podem continuar casados, pois João é o verdadeiro marido de Madalena. Isso gera um conflito trágico, levando Manuel a tornar-se Frei Luís de Sousa, renunciando à sua vida secular. O desfecho é marcado por tragédia, culminando na morte da jovem Maria.