Info édition : Inclui um dossiê de 16 páginas com os seguintes artigos: "A aldeia no centro do debate", "Um presente envenenado" e "A arte da onomatopeia".
Résumé: Pipadetintus, um legionário romano alcoólatra prestes a concluir os 25 anos de serviço militar, critica César numa taberna. Este para o castigar presenteia-lhe com a aldeia dos irredutíveis (era costume os legionários ao acabarem o serviço militar receberem terrenos como prémio). Romeomontaigus troca a aldeia por vinho e uma refeição numa estalagem em Arausio. O estalajadeiro Ortopedix decide então tomar posse da aldeia, pois o documento tem a assinatura de Júlio César, viajando para lá com sua esposa Angina e a filha Coriza ("Zazá").
Como era evidente, Abracourcix não lhe passa o poder, mas permite que este ficasse como estalajadeiro na aldeia. Tudo parecia correr bem até ao ponto em que Angina decide tentar dominar a aldeia e expulsar Abracourcix. Juntando a este facto, reaparece Pipadetintus para recuperar o que era seu por direito, e conta com a ajuda dos romanos.